terça-feira, 22 de abril de 2014

Paradinha Literária 2014 - Datas 2014 - Inscrições abertas

Inscrições abertas para escolas públicas municipais e estaduais: cabaredoverbo@gmail.com

O projeto PARADINHA LITERáRIA, realizado pelo coletivo Cabaré do Verbo, atende a escolas públicas da cidade com atividades de letramento infantil, fomentando a formação de leitores de maneira lúdica e interativa através das artes. Em cada edição, o coletivo escolhe um escritor local e promove um circuito rotativo de mini-oficinas em torno de um livro, chamadas de estações. A atividade desenvolve habilidades nos eixos relacionadas à arte, leitura e corporeidade.  As crianças serão divididas em grupos (vagões) que se revezam de forma a criar um circuito rotativo, passando por todas quatro “estações”.
As estações estão divididas em quatro eixos de formação: acolhimento, contação de história, oficina de alimentação natural  e percepção artística.
A PARADINHA LITERáRIA acontece desde 2013 em parceria com a Casa de Cultura Mário Quintana, que acolhe esse evento. Esse projeto, busca realizar quatro edições gratuitas da Paradinha ao longo de um ano, contemplando quatro escolas públicas de ensino infantil da cidade de Porto Alegre.
A Paradinha Literária é uma atividade educacional que promove o desenvolvimento da aprendizagem em amplo aspecto: cultural e ambiental. Dá-se como um circuito rotativo de mini oficinas em que um grupo escolar de até 30 crianças que são divididas em grupos de 10 a 15 participantes que se revezam de forma a criar um circuito rotativo, passando por todas as estações. Em cada estação é realizada uma atividade formativa de mini-oficina relacionada a um livro e a um autor. A divisão em pequenos grupos proporciona uma qualificação do trabalho e momento de maior atenção dos educadores com os estudantes.
As atividades desenvolvidas na Paradinha Literária se constituem de uma oficina de contação de histórias com a(o) autor(a) do livro; uma oficina de consumo consciente e alimentação natural realizado pelo coletivo Até o Talo que trabalha com agroecologia e nutrição orgânica e natural; uma oficina de percepção artística com os arte educadores do Ecoa Ecoa Coletivo que trabalham com meta-reciclagem, construção de brinquedos e de objetos artísticos com materiais reciclados encontrados no dia-a-dia, uma oficina de abertura que propõe o exercício criativo da construção de uma história coletiva com a conscientização do que se realizará durante o dia e o fechamento do trabalho  com um jogo coletivo que relembra do que foi realizado durante o dia.
A atividade desenvolve habilidades relacionadas aos eixos da arte, leitura e corporeidade, propondo momentos simultâneos de criatividade, fazeres e reflexões em torno da literatura, leitura, produção artística oral e de fazeres manuais com oficina de arte, oficina de literatura e lanche pedagógico, sendo que em todas suas “estações” promove um discurso reflexivo que é fixado através da experiência interativa, com a participação ativa das crianças no desenvolvimento da atividade. A atividade é mensal e escolas podem se inscrever através do e-mail cabaredoverbo@gmail.com.

Nenhum comentário: