segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Mostra Artística Cabaré do Verbo apresenta Nos Passos do Quintana: a poesia e a cidade


A Mostra Artística Cabaré do Verbo apresenta
Nos Passos do Quintana:
a poesia e a cidade

Dia 01 de agosto| Quinta |20h

Casa de Cultura Mário Quintana | Rua dos Andradas, 736
Mezanino do segundo andar

Arte grátis à granel



A Mostra Artística Cabaré do Verbo promove mostra comemorativa do aniversário do poeta Mário Quintana. Nesta edição, o Cabaré do Verbo convida o público a se encontrar com a cidade de Porto Alegre através da poesia do Quintana com leituras dramáticas, intervenções artísticas e pocket show.

"Havia um tempo de cadeiras na calçada. Era um tempo em que havia mais estrelas. Tempo em que as crianças brincavam sob a claraboia da lua. E o cachorro era um grande personagem. E também no relógio de parede. Ele não media o tempo simplesmente: ele meditava o tempo."
(Mário Quintana)

A atividade é parte da Programação Ler Quintana: 107 anos, que vai 30 de julho a 01 de agosto, e será dedicado a leituras, comentários e análises da poesia de Quintana em oficinas, mesas de debate, saraus, pockets shows e palestras, realizado juntamente pela Casa de Cultura Mario Quintana e a FestiPoa Literária:http://www.ccmq.com.br/lerquintana/programacao/

Literatura:
Leituras de Eliana Mara Chiossi e oficineiros do Desencaixotando Quintana.
Leitura dramática de poemas do Quintana com Deborah Finocchiaro.
A Bambucicloteca, biblioteca móvel, conduzida por uma bicicleta feita de bambu e ponto de encontro das artes, promove a atividade interativa Quintana em Voz & Verso, onde se pode ouvir 25 aúdios dos poemas do Quintana lidos por ele mesmo, trocar livros e ainda realizar uma gravação ao vivo de sua leitura de algum poema do poeta. Poetas mediadores: Diego Petrarca e Andreia Laimer

Artes Visuais:
Intervenção em tapume recebe a obra "Auto-retrato" de Marcius Andrade: “a construção de uma identidade pessoal surge a partir da percepção do contexto relacionado ao artista. Os pequenos detalhes, objetos e pertences situados no espaço criam uma relação íntima com o espectador, trazendo a representação do indivíduo e seu retrato. Assim, o projeto inverte a caracterização tradicional do conceito de auto-retrato, uma vez que propõe a ausência do personagem retratado, substituindo-o por elementos, espaços e cenários que se relacionam ao artista fotografado.”

Buraco do Cabaré, espaço experimental de arte, recebe a Intervenção artística baseado no poema de Quintana: “Se Eu Fosse Um Padre”, de Marcelo Monteiro e Giuliano Lucas.

Música:
"Quintaneando Mario" é um projeto musical elaborado por Oly Jr., que se desenvolve através de poesias musicadas de Mario Quintana, num formato voz, violão, viola e gaita de boca. Se apropriando de ritmos folclóricos e contemporâneos, Oly perambula por nuances do universo poético de Quintana, concebendo canções que poderiam ser uma espécie de trilha sonora para poesias e crônicas do nosso poeta gaúcho.

Parceiros: Vai! Cia de Teatro, Rádio Web Putzgrila, Capin Produtora e Itinerante Produções, Casa Comum, Circo Petit POA-RS, Estúdio Hybrido, Coletivo E, Editora Deriva, Festipoa Literária e Até o Talo.

Apoio: Casa de Cultura Mário Quintana, BD Divulgação, Associação de Amigos da Casa de Cultura Mário Quintana e Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul

Realização: Cabaré do Verbo

Para conhecer os artistas e a atuação do Cabaré acesse:
cabaredoverbo.blogspot.com

Nenhum comentário: